Viracasacas #59 – A verdade sobre o “Globalismo”

De onde veio essa história de globalismo? Por que tanta gente anda obcecada com o bilionário George Soros? Teriam os Reptilianos infiltrado os Illuminati para controlar a economia global? O sistema-mundo, da teoria à teoria da conspiração no .

 Nós e o discutimos como a figura de Soros foi associada ao caos da liberalização nos Estados pós-comunistas na década de 1990. Como a teoria da conspiração do globalismo foi gestada nos EUA e no Leste Europeu e como ela se tornou um dos pilares da Nova Direita. Também falamos sobre como as “democracias iliberais” da Polônia e da Hungria (sob o PiS e o Fidesz, respectivamente) não são populares apenas por seu discurso conservador, mas têm um enorme capital político devido à suas políticas econômicas.

Em nações que nunca experimentaram algo próximo à social democracia, o nacionalismo populista e paranoico de Jarosław Kaczyński e Viktor Orbán ocupa confortavelmente o horizonte de possibilidades.Falamos um pouco também da Ucrânia (cuja situação é muito mais complicada) e da Rússia de Putin e das ideologias etno-nacionalistas gestadas ali.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s